Resumo

Muito se discute sobre o pouco reconhecimento do profissional de Educação Física e Esporte, sendo a imagem atrelada a muitos músculos e pouca inteligência, e também a dedicação à boa forma e saúde e o Esporte como espetáculo. O objetivo identificar a percepção de alunos do ensino médio a respeito da imagem desse profissional, em relação a atuação profissional, relevância da profissão e perspectivas da carreira. Para isso foi conduzida uma pesquisa exploratória de abordagem quanti-qualitativa utilizando um questionário com perguntas abertas e fechadas. Participaram 119 voluntários estudantes do ensino médio. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente e utilizado a metodologia de análise de discurso explorando informações contidas nas respostas. A maior motivação para a escolha da carreira é o fato de gostar e praticar atividade física e modalidades esportivas. Apesar da vivência com professores na escola, a licenciatura é pouco lembrada nos discursos apresentados pelos alunos. O entendimento da relação direta entre Educação Física/Esporte e Saúde/Qualidade de vida é evidente. De forma oposta, é pouco lembrada a relação da Educação Física e Esporte com aspectos culturais e sociais. A profissão é considerada com pouco reconhecimento social e com salários baixos, no entanto é presente uma imagem de importância da profissão e a expectativa de ser promissora. Fica claro que a imagem que os estudantes têm com relação a atuação do profissional de Educação Física e Esporte é superficial. O gap entre vivência na escola e a imagem da profissão sugere a influência dos meios de comunicação sobre a
imagem da profissão, tão discutida na literatura.

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