Resumo

Constatando o crescimento da indústria esportiva no mundo e a ascensão das redes sociais na internet, não somente no  uso pelos usuários comuns, mas também por empresas e organizações,  esse estudo busca verificar como os dez clubes  brasileiros de futebol mais bem colocados no  ranking da CBF de 2015 estão utilizando o Facebook para oportunizar o  engajamento virtual junto aos seus torcedores. Como metodologia da pesquisa, a mesma caracteriza-se como descritiva,  com  abordagem  quantitativa,  por  meio  de  um  estudo  observacional  estruturado.  Para  atingir  o  objetivo  proposto,  acompanharam-se os perfis oficiais dos clubes no Facebook por um período de dois meses, no qual  foram coletados e  tabulados  os  dados,  para  posteriormente  serem  analisados.  Dentre  os  principais  resultados  encontrados,  destaca-se  a  grande popularidade dos clubes Corinthians e Flamengo e uma frequência de postagem de todos os clubes superior a duas  postagens  ao  dia.  Constatou-se  também,  que  o  maior  número  de  postagens  feitas  pelos  clubes  analisados  ocorre  nas  quartas-feiras e nos domingos, dias com maior ocorrência de jogos. Como principal conteúdo compartilhado pelos clubes  está a divulgação das partidas e as publicações que geraram maior engajamento dos torcedores no período analisado foram  as transmissões ao vivo. Os tipos de publicações mais utilizados pelos clubes são as imagens e os vídeos, acompanhados  de  textos e/ou links.  Em relação à  comunicação dos clubes  com o torcedor  por  meio  dos comentários respondidos em  suas  postagens,  foi  observado  que  quatro  clubes  (Grêmio,  Cruzeiro,  Flamengo  e  Atlético-MG)  não  responderam  os  comentários em nenhuma de suas postagens no período analisado

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