Marketing Esportivo e as Redes Sociais - Um Estudo com os Dez Clubes Brasileiros de Futebol Mais Bem Colocados no Ranking da Cbf 2015
Por Djeferson Alessandro Cortes de Oliveira (Autor), Monize Sâmara Visentini (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 2, n 2, 2017.
Resumo
Constatando o crescimento da indústria esportiva no mundo e a ascensão das redes sociais na internet, não somente no uso pelos usuários comuns, mas também por empresas e organizações, esse estudo busca verificar como os dez clubes brasileiros de futebol mais bem colocados no ranking da CBF de 2015 estão utilizando o Facebook para oportunizar o engajamento virtual junto aos seus torcedores. Como metodologia da pesquisa, a mesma caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de um estudo observacional estruturado. Para atingir o objetivo proposto, acompanharam-se os perfis oficiais dos clubes no Facebook por um período de dois meses, no qual foram coletados e tabulados os dados, para posteriormente serem analisados. Dentre os principais resultados encontrados, destaca-se a grande popularidade dos clubes Corinthians e Flamengo e uma frequência de postagem de todos os clubes superior a duas postagens ao dia. Constatou-se também, que o maior número de postagens feitas pelos clubes analisados ocorre nas quartas-feiras e nos domingos, dias com maior ocorrência de jogos. Como principal conteúdo compartilhado pelos clubes está a divulgação das partidas e as publicações que geraram maior engajamento dos torcedores no período analisado foram as transmissões ao vivo. Os tipos de publicações mais utilizados pelos clubes são as imagens e os vídeos, acompanhados de textos e/ou links. Em relação à comunicação dos clubes com o torcedor por meio dos comentários respondidos em suas postagens, foi observado que quatro clubes (Grêmio, Cruzeiro, Flamengo e Atlético-MG) não responderam os comentários em nenhuma de suas postagens no período analisado