Marketing Esportivo na Internet: Uma Análise dos Sites dos Clubes de Futebol Brasileiro
Por Venilton Reinert (Autor), Cynthia Morgana Boos Quadros (Autor), Jeffrey Davi Yared Kielwagen (Autor).
Em XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
O marketing esportivo é uma tendência mundial que absorve investimentos consideráveis de empresas que usam o esporte para divulgar e agregar valor às suas marcas. Da mesma forma, a internet vem assumindo papel importante no mundo dos negócios e, conseqüentemente, atraindo novos usuários, a exemplo dos grandes clubes de futebol brasileiro, que a vêem como excelente oportunidade para se relacionar com os torcedores. Em pesquisa envolvendo a análise dos sites dos 22 clubes que disputaram a série A do Campeonato Brasileiro em 2005, constatou-se que estas organizações estão bem inseridas na grande rede mundial de computadores. O estudo teve por objetivo analisar como os clubes usam a internet no seu cotidiano de marketing e comunicação, identificando os tipos e as configurações dos recursos usados para propaganda, relações públicas, promoção de vendas e comércio eletrônico.