Resumo

A falta de uma ação mais intensa das técnicas de Marketing Esportivo é uma das razões pelas quais o esporte, é pouco conhecido pelo público, sobretudo quando não estão dentro do grupo de “esportes de massa”. Por outro lado, o desenvolvimento do esporte de alto nível requer verbas que nem sempre estão disponíveis em quantidade adequada. A conseqüência são modalidades esportivas sem apelo popular, com poucos atletas, com grandes dificuldades na realização de suas etapas o que torna difícil o seu crescimento. Não obstante esta situação, algumas empresas já perceberam a oportunidade que é a associação de sua marca ao esporte, sobretudo olímpico. O período que vai de 2010 a 2016, quando serão realizados no nosso país diversos eventos de repercussão mundial, como os Jogos Mundiais Militares em 2011, Copa das Confederações de Futebol em 2013, Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Jogos Olímpicos em 2016, será marcado pelo crescimento do esporte e do potencial comercial que ele pode gerar. Assim, é importante que as modalidades criem e valorizem aspectos de marketing como a realização de eventos internacionais, programas de marketing, merchandising, licenciamento de produtos, divulgação por televisão, etc, dentro de suas atividades na forma de projetos bem elaborados, com rigoroso controle financeiro e com retorno para o patrocinador, assim poderá manter parcerias estáveis em conformidade com sua missão como entidade esportiva. O Campeonato Sulamericano de Esgrima, para atletas de 13 a 19 anos, a ser realizado em maio de 2010 no Rio de Janeiro, é uma boa oportunidade de aplicar as técnicas de marketing.
 

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