Marketing Esportivo: Uma Análise de Conceitos, Vantagens e Objetivos no Futebol Brasileiro
Por Renato Mendonça de Souza (Autor), Bruna Daniella de Vasconcelos Costa (Autor), Vilde Gomes de Menezes (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
O objetivo do presente estudo é analisar a utilização dos métodos e procedimentos do marketing esportivo no futebol.
Métodos e Resultados:
Foi feita uma revisão bibliográfica, realizada por busca direta de artigos científicos nas bases de dados do LILACS, SPORTDISCUS, SCIELO, Dissertação de Mestrado, Monografia de pós-graduação no período de 2005-2010. Ao fim da revisão teórica, os resultados parciais sugeriram que o marketing esportivo está voltado para a mercadorização e a espetacularização do esporte, onde o mesmo é o mediador entre o consumidor e a empresa que quer vender seu produto por meio do esporte. Seus principais objetivos dentre outros são: avaliar o mercado, os concorrentes e consumidores, desenvolver estratégias e táticas promocionais, abrir e conquistar novos mercados, fortalecer a marca e a imagem da empresa e/ou produtos. O futebol está concretizando-se em excelente canal de comunicação com o mercado, assim sendo uma via estratégica para empresas. Além de estar promovendo o acréscimo de atividade em si (o que se é bem valorizado em diversos públicos), ainda pode habilitar um ótimo retorno para a imagem e lembrança da marca.
Conclusão:
Apesar da pesquisa ainda estar em andamento podemos concluir que ao mesmo tempo em que o esporte ganha espaço na sua divulgação, os patrocinadores investem na sua marca, havendo assim uma reciprocidade de benefícios onde o marketing é uma ferramenta do esporte-negócio que se maximiza o potencial do dinheiro investido em relação ao futebol.