Marketing e Responsabilidade Social no Esporte
Por Thiago Coelho de Aguiar Silva (Autor), José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Autor), Vilde Gomes de Menezes (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor).
Em 1º Congresso Internacional Sobre Gestão do Esporte e 4º Congresso Brasileiro Sobre Gestão do Esporte
Resumo
As transformações ocorridas no esporte em termos de profissionalização das suas estruturas desde atletas, equipes e federações, bem como a evolução na comercialização do produto esportivo, exigiram das pessoas envolvidas no contexto esportivo o desenvolvimento de novas práticas de gestão. O marketing se apresenta como uma poderosa ferramenta na promoção e estruturação do esporte, sendo responsável, entre outras coisas, por cuidar da imagem das instituições esportivas. O presente trabalho tem por objetivo identificar boas práticas de gestão e marketing, como fatores que contribuem com a responsabilidade social das instituições esportivas. Quanto à metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental balizada em Minayo (2007). Com base na literatura estudada é possível concluir que as organizações têm como objetivo fundamental a expansão das atividades e o aumento da lucratividade, porém há uma preocupação em desenvolver o aspecto social que faz contraponto nas demandas da sociedade. Sendo assim, o marketing apresenta-se como uma opção de aproximar e divulgar os valores da empresa no contexto da sociedade e com isso desenvolver a imagem positiva das organizações perante os desafios da responsabilidade social. Contudo, percebe-se que ainda há um distanciamento entre as teorias existentes e as práticas dos profissionais envolvidos com as ações de marketing no esporte.