Resumo

Objetivos:
O presente trabalho tem por objetivo identificar a eficácia e eficiência das práticas de gestão e marketing, como fatores que contribuem para a responsabilidade social em instituições esportivas.

Métodos e Resultados:
Quanto a metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental balizada em Minayo (2007). Com base na literatura estudada é possível perceber que as organizações têm como objetivo fundamental a expansão das atividades e o aumento da lucratividade, porém há uma preocupação em desenvolver o aspecto social que faz contraponto nas demandas da sociedade. Outro fator a ser considerado pelas empresas é que o desenvolvimento de ações associadas ao esporte possibilita atestar o seu compromisso com o social e a cidadania.

Conclusão:
Sendo assim, o marketing apresenta-se como uma opção de aproximar e divulgar os valores da empresa no contexto da sociedade e com isso desenvolver a imagem positiva das organizações perante os desafios da responsabilidade social. Contudo, percebe-se que ainda há um distanciamento entre as teorias existentes e as práticas dos profissionais envolvidos com as ações de marketing no esporte.