Marketing e Responsabilidade Social no Esporte
Por Vilde Gomes de Menezes (Autor), José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Autor), Thiago de Oliveira Santos (Autor), Tiago Coelho de Aguiar Silva (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
O presente trabalho tem por objetivo identificar a eficácia e eficiência das práticas de gestão e marketing, como fatores que contribuem para a responsabilidade social em instituições esportivas.
Métodos e Resultados:
Quanto a metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental balizada em Minayo (2007). Com base na literatura estudada é possível perceber que as organizações têm como objetivo fundamental a expansão das atividades e o aumento da lucratividade, porém há uma preocupação em desenvolver o aspecto social que faz contraponto nas demandas da sociedade. Outro fator a ser considerado pelas empresas é que o desenvolvimento de ações associadas ao esporte possibilita atestar o seu compromisso com o social e a cidadania.
Conclusão:
Sendo assim, o marketing apresenta-se como uma opção de aproximar e divulgar os valores da empresa no contexto da sociedade e com isso desenvolver a imagem positiva das organizações perante os desafios da responsabilidade social. Contudo, percebe-se que ainda há um distanciamento entre as teorias existentes e as práticas dos profissionais envolvidos com as ações de marketing no esporte.