Resumo


Conhecido como “país do futebol”, esporte que segundo Guterman (2009) tem peso equivalente ao de uma religião oficial no Brasil, é comum que de quatro em quatro anos o assunto “Copa do Mundo” seja abordado nas escolas, e, como tema interdisciplinar, que a Educação Física seja o “carro chefe” no desenvolvimento. Observando o material de apoio enviado aos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Votorantim, considerando que a construção do currículo de educação física se fundamentada na Base Nacional Comum Curricular e observando ainda que para a disciplina de Educação Física era destinada a questão prática motora, o seguinte relato de experiência mostra como o tema copa do mundo de futebol foi abordado em duas escolas da rede municipal de ensino de Votorantim com alunos de 5º ano, sendo duas classes da escola Maria Luiza Jacowicz e duas classes da escola Izabel Ferreira Coelho. A motivação para abordagem do tema sob outra ótica surgiu da observação e mapeamento de que muitos alunos não estavam familiarizados com o evento “copa do mundo de futebol”, ou não gostavam de praticar o esporte por considerarem não ter a habilidade motora necessária. Habilidade que não seria desenvolvida nas aulas da escola. A forma de abordagem do presente relato de experiência possibilitou vivências culturais de futebol pelos alunos que não fossem apenas ou propriamente chutar, passar, cabecear ou defender a bola de futebol, fazer o gol, além de outras discussões.
 

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