Mascotes do Futebol Carioca na Estratégia Mercadológica do Jornal dos Sports
Por Flavio Mota de Lacerda Pessoa (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 1, n 1, 2012. Da página 126 a 150
Resumo
Admitindo o futebol como elemento importante da economia capitalista na sociedade contemporânea, o presente artigo investiga a exploração de elementos ligados à sua espetacularização, durante a década de 1940. Práticas da imprensa esportiva revelam possibilidades de potencialização de ações que visam estimular o consumo e a identificação dos torcedores com seus clubes. As charges do cartunista argentino Lorenzo Molas para o Jornal dos Sports, sob a direção de Mário Filho, são analisadas aqui para se compreender as dinâmicas econômicas ao redor do fenômeno esportivo, se levarmos em conta que em pouco tempo passaram a marcar presença também nas mensagens publicitárias do matutino. Essas evidências motivou a tentar perceber em que medida o conceito de “Disneyzação” elaborado por Alan Bryman pode ser verificado no caso brasileiro aqui investigado. Procuramos observar vestígios do processo de “Disneyzação”, através da tematização, do merchandising e demais pilares da estratégia mercadológica dos parques temáticos observados por Bryman