Matizes da Linguagem e Ressonâncias da Educação Física no Ensino Médio
Por Denise Grosso da Fonseca (Autor), Roseli Belmonte Machado (Autor), Natacha da Silva Tavares (Autor), Sandro Machado (Autor), Luan Abel Pereira Pujol (Autor), Viviane Dulius de Lima (Autor).
Resumo
A inserção da Educação Física na Área das Linguagens tem gerado diversos debates. A partir disto, este estudo se propõe a compreender como os professores de Educação Física e os supervisores escolares do Ensino Médio percebem tal inserção. Para tanto, foi feita uma pesquisa situada numa perspectiva pós-estruturalista, desenvolvida em escolas públicas estaduais de Porto Alegre. Este artigo está organizado em cinco seções que apresentam os rumos investigativos, os documentos legais que balizam a discussão, uma reflexão sobre a linguagem, uma análise da posição dos professores e supervisores e as considerações finais sobre o estudo. As interpretações indicam que os docentes entrevistados parecem evidenciar diferentes percepções sobre o lugar da Educação Física nesse novo desenho curricular. Prevalece a ideia de linguagem como comunicação e expressão, desafiando-nos a refletir sobre as possibilidades de ampliar a discussão no âmbito da formação inicial e continuada de professores.