Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver uma matriz de referência para a avaliação dos conteúdos de Fisiologia do Exercício nos cursos de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE. Trata-se de um estudo qualitativo, pautado por uma organização teórica por meio de uma revisão de escopo e análise documental de ementas. Foi elaborado um questionário contendo descritores com um formato Likert em termos de resposta. A amostra foi constituída por cinco (5) professores atuantes com a Fisiologia do Exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE, que foram os juízes especialistas para a validação de conteúdo. Os dados foram coletados mediante a aplicação do instrumento elaborado para validação com professores de cursos de Licenciatura Educação Física do IFCE, pelo próprio e-mail institucional de cada docente, em que foram enviados convites, constando o motivo da escolha do respectivo docente como juiz, o instrumento e informações sobre o mesmo como um todo. Os dados foram analisados por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), que mensura a fração ou percentagem do nível de concordância do grupo de juízes em relação a aspectos definidos do instrumento e de seus itens. Quanto a validade de conteúdo, os resultados demonstraram que dos descritores construídos e apresentados aos juízes, 07 não foram modificados, 11 foram ajustados (atendendo à solicitação dos juízes avaliadores), porém, todos tiveram IVC aceitáveis, 1 foi excluído e 4 foram incluídos. Dessa forma, a versão final da Matriz de Referência para a avaliação dos conteúdos de Fisiologia do Exercício é composta por 22 descritores. Conclui-se que foi possível desenvolver e validar uma matriz de referência para a avaliação dos conteúdos de Fisiologia do Exercício nos cursos de Licenciatura em Educação Física.

Acessar Arquivo