Matrizes e Vertentes do Teatro de Rua Brasileiro: Uma Possível Classificação Para Fins Didáticos
Por Alexandre Falcão de Araújo (Autor).
Resumo
O presente trabalho é um desdobramento da pesquisa de doutorado desenvolvida pelo autor, quando foi possível visitar distintas IES públicas brasileiras em cujos cursos superiores de Teatro e Artes Cênicas são desenvolvidos processos pedagógicos em teatro de rua. A partir do observado em campo e em cotejo aos escritos e reflexões de diversos pesquisadores, entre eles Adailtom Alves Teixeira, Igor Schiavo e Narciso Telles, cheguei a uma classificação, para fins didáticos, das matrizes e vertentes do teatro de rua brasileiro. Ressalto o aspecto didático de tal classificação, uma vez que a realidade é sempre mais ampla e complexa do que os estudos acadêmicos dão conta de sistematizar, no entanto, as categorias identificadas podem auxiliar o conjunto de docentes que ministram (ou intencionem ministrar) matérias ou cursos de teatro de rua, nos diversos âmbitos educacionais. Assim, as matrizes e/ou vertentes aludidas seriam: Culturas populares (incluindo relações com folguedos, danças dramáticas, literatura de cordel e as influências da commedia dell`arte); Teatro Político (com influências do agitprop russo soviético e do teatro épico-dialético brechtiano); Circo e palhaçada; e ainda o campo da Performatividade e Intervenção urbana, envolvendo, em certa medida, também o Teatro de Invasão. Considerando os muitos (possíveis e necessários) imbricamentos entre essas distintas matrizes e vertentes que alimentam e/ou são alimentadas pelo teatro de rua, a compreensão dos processos históricos de desenvolvimento das formas artísticas e culturais, bem como a relação com os contextos nos quais elas se desenvolveram são extremamente relevantes para o ensino-aprendizagem de teatro de rua. Assim, para evitar que os processos pedagógicos incorram em ingenuidades, romantismos ou preconceitos, o estudo das matrizes e/ou vertentes do teatro de rua pode ser bem-vindo, auxiliando a fornecer “chão histórico” para a práxis de rua. Por fim, no texto apresento como docentes em algumas universidades públicas do país têm desenvolvido processos pedagógicos no campo do teatro de rua, articulando-os ou não com as matrizes e vertentes anteriormente elencadas.