Educação Física: metodologias focadas na neurociência
Por Leivesson Carvalho Oliveira (Autor), Giovanna Eduarda da Silva (Autor), Geovane Biet de Sousa (Autor), Marta Carolina Terto de Morais (Autor), Silvia Teixeira de Pinho (Autor).
Resumo
Propor uma possibilidade metodológica embasada em um planejamento com aulas que estimulem a atividade cerebral dos escolares (desempenho cognitivo).
MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, no qual foram propostos 12 planos de aula de Educação Física. Foi realizada uma revisão na literatura sobre estudos que tratam de metodologias de ensino da Educação Física para que compusesse o banco de dados, na plataforma de busca Scielo
RESULTADOS: O estudo revelou, que é possível desenvolver estratégias eficazes que estimulam a atividade cerebral. Estes planos exemplificam como a Educação Física pode ser inovadora, utilizando abordagens que combinam desafios físicos e mentais para criar um ambiente de aprendizado mais holístico e eficaz.
CONCLUSÃO: A aplicação dos planos de aula desenvolvidos pode servir como um modelo para outros educadores, incentivando a adoção de práticas pedagógicas inovadoras que promovam um aprendizado mais enriquecedor e abrangente.
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