Mediação pedagógica, interação e interatividade: a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem em um curso de educação física à distância.
Por Alfredo Feres (Autor), Margarete Zambeli (Autor), Guenther Almeida (Autor).
Em Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG v. 1, n 2, 2013.
Resumo
O presente estudo analisa a mediação pedagógica, a interação, as diferentes possibilidades midiáticas e a organização das disciplinas do curso de Educação Física à Distância da Universidade Federal de Goiás configuradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) “Moodle”. Para tanto, realizou-se um estudo de caso a partir das mensagens postadas pelos orientadores acadêmicos e estudantes na ferramenta “Fórum” deste AVA. O tratamento dos dados foi realizado com o método de análise de conteúdos, que possibilitou o agrupamento das mensagens por Unidades de Contexto, tanto para as mensagens dos orientadores acadêmicos quanto para as postadas pelos estudantes. A pesquisa concluiu que o curso investigado, no tocante à “mediação” e “interação” dos sujeitos, não conseguiu romper com o velho modelo das escolas de correspondência, fortemente caracterizado pelo baixo diálogo e por poucas possibilidades dos usos de recursos midiáticos e das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).