Resumo

Este estudo investiga a mediação pedagógica online com foco na análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil – UAB. A pesquisa, de cunho qualitativo, apresenta como objetivo geral investigar a mediação pedagógica no contexto do ambiente virtual de aprendizagem, a partir das funções pedagógicas do tutor no Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil na Universidade de Brasília – UAB/UnB. Delineamos como objetivos específicos, relacionar a mediação pedagógica às quatro funções do tutor e identificar estratégias que potencializam a mediação pedagógica. A problemática da pesquisa se construiu com o questionamento: Como a mediação pedagógica se realiza no ambiente virtual de aprendizagem segundo as funções do professor online: pedagógica, gerencial, social e técnica? Ainda, outras questões foram apresentadas: Quais funções representam a parte mais ativa e a menos ativa da mediação? Quais os desdobramentos da mediação pedagógica dos atores que atuam no ambiente virtual de aprendizagem? Quais das funções (fatores/aspectos) podem potencializar a mediação pedagógica de professores/tutores? Os sujeitos da pesquisa foram tutores a distância e a coleta dos dados empíricos foi realizada no ambiente virtual de aprendizagem em três disciplinas de distintos núcleos de conhecimento do Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. Por meio da análise de conteúdo de Bardin (2010), foram realizadas as análises, considerando as inferências extraídas dos fóruns. O software Nvivo foi utilizado para a organização dos dados qualitativos e como suporte para análise de conteúdo dos fóruns. Os estudos de Gutierrez e Prieto (1994), Moran, Masseto & Behrens (2009), Prado e Martins (2002), Belloni (2008), Toschi (2010), Bruno (2002), Teles (2009), entre outros, contribuíram para a construção do referencial teórico, ampliando a compreensão sobre a mediação pedagógica no AVA e as funções do tutor. O estudo buscou contribuir com os processos de mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem e clarificar como os tutores a distância exercem as quatro funções do professor online. Visou, ainda, contribuir com novos conhecimentos na modalidade a distância e com o desenvolvimento das ações dos tutores a distância do curso de Licenciatura em Educação Física a distância – UAB/UnB, levando a compreender a importância das ações da tutoria a distância nos aspectos da mediação pedagógica em ambientes online, processos de interação e comunicação e, processo de ensino-aprendizagem. O estudo demonstrou que as funções pedagógica e gerencial representaram a parte mais ativa e a menos ativa representada pelas funções social e tecnológica. Percebeu-se que nas disciplinas 1 e 2 foram realizados mais códigos pedagógicos, e, na disciplina 3, os códigos gerenciais. Observou-se, também, que a função pedagógica apareceu com destaque entre as funções desempenhadas. Constatou-se que os tutores realizaram intervenções na perspectiva das quatro funções e empreenderam esforços em várias ações e atividades. As funções pedagógica e gerencial potencializaram a mediação pedagógica em cursos online, enquanto as funções de suporte social e de suporte técnico corroboraram as duas primeiras. Concluiu-se que o tutor a distância não pode atuar de maneira isolada e somente com base em suas experiências. As quatro funções apresentadas são essencialmente importantes ao tutor, para que ele possa desenvolver suas atividades com competência e delas se apropriar para exercer, com qualidade, a sua prática educativa

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