Resumo

A educação infantil é uma etapa da vida da criança na qual são construídos e internalizados conceitos, e essa construção recebe forte influência do contexto em que a criança está inserida. Dentro da escola, todo o contexto que a cerca exerce um importante papel mediador, e o professor ocupa papel fundamental nesse processo de aprendizagem e de possibilidade de novas descobertas, principalmente pela utilização do trabalho corporal, uma das muitas linguagens por meio da qual são experimentadas e internalizadas tais descobertas. Nessa linha de raciocínio, o presente trabalho se propôs a observar a atuação de oito professoras generalistas, de duas escolas municipais da cidade de Barra do Garças-MT, responsáveis pela realização do trabalho corporal com crianças de quatro e cinco anos, analisar quais conhecimentos de que elas dispõem para tal tarefa, e se elas conseguem pensar a diversidade da cultura corporal, respeitando-a e incluindo-a nesses momentos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa descritiva, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação das aulas das professoras, seguidas de entrevistas gravadas e de encontros informais com as professoras e diretoras. Os dados obtidos foram expressos em forma de quadros, analisados, confrontando a observação das aulas, as respostas dadas nas entrevistas e a bibliografia utilizada no trabalho. O estudo permitiu perceber que as professoras não dispõem de elementos e conhecimentos suficientes para realizar o trabalho corporal com as crianças na educação infantil, fato abordado pelas próprias professoras. Outro fator importante para o trabalho foi o de as professoras não conseguirem utilizar a diversidade cultural e incluí-la em suas aulas. O fato de algumas professoras sentirem a necessidade de um professor da área da educação física, para trabalhar com as crianças, nos levou a concluir que uma parceria entre esses dois profissionais, de maneira que o especialista trabalhasse como um assessor, auxiliando a generalista na montagem e preparação das atividades, seria pertinente para contextualizar os momentos de sala de aula e os momentos do trabalho corporal, de forma que não houvesse uma separação entre o que acontece na sala e o que acontece fora dela.

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