Resumo

O presente artigo tem como objetivo compartilhar e elaborar sínteses de experiências pedagógicas na Educação Física desenvolvidas em três países da comunidade Iberoamericana: Chile, Espanha e Brasil. Nesse sentido, pretende-se relatar e problematizar algumas estratégias de mediação tecnológica no ensino de Educação Física diante do isolamento social e, consequente, ensino remoto. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. O desenho de análise é inspirado na estrutura metodológica de casos pedagógicos, que compreende a elaboração e análise compartilhada de narrativas por diferentes sujeitos, e posterior síntese na forma de balanço das experiências. Dentre os aspectos destacados, observa-se que Chile, Espanha e Brasil são territórios que necessitam fortalecer e ampliar a noção e/ou acesso à tecnologia. Percebe-se que todos os países tiveram que reordenar suas práticas em torno de uma nova compreensão de tecnologia para além do dispositivo. Considera-se a constante necessidade de repensar a formação de professores frente à demanda da tecnologia digital e dos processos de desterritorialização da educação (seja ela básica ou superior). Se por um lado, a abrupta mudança nas formas de ensinar e aprender desestabilizou o professorado, por outro é latente a potência criativa para viabilizar tal processo.

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