Mediações tecnológicas em períodos de ensino remoto Experiências internacionais
Por Allyson Carvalho de Araujo (Autor), Alexandre Paulo Loro (Autor), Irene Moya Mata (Autor), Ricardo Souza de Carvalho (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 5, n 1, 2022.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo compartilhar e elaborar sínteses de experiências pedagógicas na Educação Física desenvolvidas em três países da comunidade Iberoamericana: Chile, Espanha e Brasil. Nesse sentido, pretende-se relatar e problematizar algumas estratégias de mediação tecnológica no ensino de Educação Física diante do isolamento social e, consequente, ensino remoto. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. O desenho de análise é inspirado na estrutura metodológica de casos pedagógicos, que compreende a elaboração e análise compartilhada de narrativas por diferentes sujeitos, e posterior síntese na forma de balanço das experiências. Dentre os aspectos destacados, observa-se que Chile, Espanha e Brasil são territórios que necessitam fortalecer e ampliar a noção e/ou acesso à tecnologia. Percebe-se que todos os países tiveram que reordenar suas práticas em torno de uma nova compreensão de tecnologia para além do dispositivo. Considera-se a constante necessidade de repensar a formação de professores frente à demanda da tecnologia digital e dos processos de desterritorialização da educação (seja ela básica ou superior). Se por um lado, a abrupta mudança nas formas de ensinar e aprender desestabilizou o professorado, por outro é latente a potência criativa para viabilizar tal processo.