Medição Ultrassonográfica do Efeito do Treinamento Físico nas Lesões Ligamentares
Por Qinghe Shao (Autor), Yushan Zhou (Autor), Jie Yang (Autor), Jieyan Wu (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 28, n 5, 2022.
Resumo
Introdução:
A articulação do tornozelo é a articulação do corpo humano que mais suporta carga. A consciência da saúde das pessoas está aumentando de dia para dia, a probabilidade de lesões esportivas no tornozelo também está aumentando.
Objetivo:
Analisar o valor de aplicação do ultra-som de medicina esportiva para a reabilitação de lesão no tendão talofibular anterior.
Métodos:
Setenta e dois pacientes com lesão talofibular anterior em um determinado hospital foram divididos em grupos de controle e observação para observar o efeito da recuperação, o tempo de recuperação e o grau de lesão ligamentar durante o tratamento da reabilitação.
Resultados:
No grupo de observação, a taxa de recuperação completa foi de 91,67%, a recuperação incompleta (8,33%), o tempo de recuperação foi de (2,36±0,9) meses. A taxa de recuperação completa do grupo de controle é de (77,78%), a recuperação incompleta (22,2%), o tempo de recuperação (3,58±0,42) meses. Os pacientes do grupo experimental tiveram maior grau de lesão ligamentar III do que os do grupo controle durante cada período de reabilitação, a diferença foi estatisticamente significativa (P<0,05).
Conclusões:
A ultra-sonografia médica esportiva pode determinar o grau de ruptura do ligamento talofibular anterior após a lesão, fornecendo uma base para a formulação clínica do plano de tratamento. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.