Medida da Atividade Física de Crianças: o Que Professores de Educação Física Têm a nos Dizer?
Por Filipe Ferreira da Costa (Autor), Vanessa Fernandes Davies (Autor), Camilie Pacheco Schmoelz (Autor), Marilyn Gonçalves F. Kuntz (Autor), Maria Alice Altenburg de Assis (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 17, n 4, 2012.
Resumo
Este estudo objetivou obter informações sobre o padrão de atividade física de escolares de sete a dez anos para subsidiar o desenvolvimento de um instrumento baseado em web, destinado a monitorar este comportamento com o uso do computador. Foram realizados seis grupos focais com professores de Educação Física (n = 37). As transcrições foram submetidas à análise qualitativa utilizando uma matriz temática que permitiu a identifi cação de três categorias: padrões de atividade física dos escolares; limitações do instrumento na versão papel e lápis (Questionário de Atividade Física do Dia Anterior); sugestões de melhorias para o instrumento baseado em web. As principais contribuições para o desenho do instrumento foram: o aumento do número de atividades representadas; inclusão de atividades sedentárias; segmentação do dia para auxiliar a recuperação das informações; melhoria da qualidade gráfi ca dos desenhos. As informações obtidas permitiram estabelecer as características necessárias para o instrumento proposto, contribuindo para o alcance de maiores níveis de validade de conteúdo e de processo de resposta.