Medidas de prevenção à rabdomiólise em militares: uma revisão narrativa
Por Maria Elisa Miranda (Autor), Priscila dos Santos Bunn (Autor), Rodrigo Vale (Autor).
Em Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército v. 90, n 4, 2021.
Resumo
A rabdomiólise é uma síndrome ocasionada pela liberação de conteúdo intracelular na circulação, devido à lesão em células musculares.
Objetivo: Elencar as medidas de prevenção e os sintomas iniciais da rabdomiólise, destacando suas aplicações em contexto operacional militar.
Métodos: Uma revisão narrativa da literatura, foram incluídas pesquisas científicas indexadas no MEDLINE, Science Direct, Cochrane e LILACS, em julho de 2021. Para isso, utilizou-se os descritores: “rhabdomyolysis”, “prevention & control”, “military personnel” e respectivos sinônimos.
Resultados e Discussão: Após uma pesquisa eletrônica de banco de dados, 22 estudos preencheram os critérios de inclusão para a revisão. Foi identificada uma ampla diversidade entre os estudos científicos analisados quanto ao desenvolvimento do tema, muito em função da rabdomiólise ter etiologia multifatorial e apresentar diversos quadros clínicos de acordo com o paciente. Contudo, as medidas preventivas contra a síndrome foram agrupadas em preventivas atitudinais e laboratoriais. Nas medidas atitudinais encontra-se o controle da temperatura e hidratação, o controle do condicionamento físico em função da sobrecarga física imposta na operacionalidade militar, o controle nutricional, o consumo de suplementos e a exposição a agentes tóxicos. Quanto às medidas preventivas laboratoriais bioquímicas, destaca-se o monitoramento periódico por análises bioquímicas e características da urina.
Conclusão: Estas ações de prevenção têm maiores potencialidades de efeito quando recebe suporte das instituições para sua aplicação e divulgação. É importante que se torne um hábito a organização de palestras e orientações coletivas dos militares a partir da organização militar ao qual está inserido.