Medidas do sistema nervoso autônomo em diferentes níveis de qualidade do sono em jovens universitários
Por Gleidson Mendes Rebouças (Autor), Victor Gabriel Rozendo da Cunha (Autor), Kaio Fábio de Arruda Freitas (Autor), João Victor Rodrigues da Silva (Autor), Edson Gabriel Andrade de Medeiros (Autor), Thalyta Shirley Queiroz (Autor), Lucas da Cunha Dantas (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 326, 2025.
Resumo
O sono tem sido cada vez mais reconhecido como um elemento essencial para a saúde humana, sendo a má qualidade do sono uma preocupação crescente entre estudantes universitários. Este estudo descritivo e transversal teve como objetivo analisar o comportamento da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em diferentes índices de qualidade de sono em 106 estudantes universitários. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nas medidas de VFC entre os participantes com boa ou má qualidade de sono. No entanto, foi observada uma menor atividade simpática (SNS) no grupo com má qualidade de sono, sugerindo um possível estado de fadiga relacionado à rotina acadêmica e à baixa qualidade de sono. Estudos futuros, com amostras maiores e abordagens longitudinais, são recomendados para explorar esse cenário com maior profundidade.
Referências
Ángeles-Castellanos, M., Rojas-Granados, A., Quezada-Martínez, JR, Arellano-Rivera, E., Ruiz-Jiménez, DA, Velázquez-Hernández, OD, e Sánchez-Sánchez, M. (2023). Trastornos circadianos del sueño. Revista de la Facultad de Medicina (México), 66(2), 40-48. http://dx.doi.org/10.22201/fm.24484865e.2023.66.2.06
Loza, ECS, Miranda, PJP, Castillo, JCA, Castillo, WEA, Alarcón, MFD, Arrieta, KPE, Jara, WRS, Flores, ERC, Narváez, RSP, e Bonilla, MCA (2021). Importancia del cuidado de la calidad del sueño en los pacientes con síndrome metabólico. Revista Latinoamericana de Hipertensión, 16(5), 357-363. http://saber.ucv.ve/ojs/index.php/rev_lh/article/view/25537
Buri, B.S.T., e Zumbana, L.C.E. (2023). Calidad de sueño y su relación con el estrés académico en estudiantes de bachillerato. Ciencia Latina Revista Multidisciplinar, 7(1), 1245-1262. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i1.4479
Consensus Conference Panel, Watson, NF, Badr, MS, Belenky, G., Bliwise, DL, Buxton, OM, Buysse, D., Dinges, DF, Gangwisch, J., Grandner, MA, Kushida, C., Malhotra, RK, Martin, JL, Patel, SR, Quan, SF, e Tasali, E. (2015). Recommended amount of sleep for a healthy adult: a joint consensus statement of the American Academy of Sleep Medicine and Sleep Research Society. Journal of Clinical Sleep Medicine, 11(6), 591-592. https://doi.org/10.5665/sleep.4716
Dantas, LC, Queiroz, TS, Freitas, KFA, Cunha, VGR, Medeiros, EGA, Silva, JVR, e Rebouças, GM (2024). Análise da qualidade do sono em jovens universitários: Fatores associados e impactos no bem-estar acadêmico. Revista FT, 28(139), 28-29. https://doi.org/10.69849/revistaft/ar10202410141228
Espinosa-Castro, J.F., Hernández-Lalinde, J., Rodríguez, J.E., Chacín, M., e Bermúdez-Pirela, V. (2020). Influencia del estrés sobre el rendimiento académico. AVFT–Archivos Venezolanos de Farmacología y Terapéutica, 39(1). http://saber.ucv.ve/ojs/index.php/rev_aavft/article/view/18707
Guo, X., Su, T., Xiao, H., Xiao, R., e Xiao, Z. (2022). Using 24-h heart rate variability to investigate the sleep quality and depression symptoms of medical students. Frontiers in psychiatry, 12, 781673. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2021.781673
Hublin, C., Haasio, L., e Kaprio, J. (2020). Changes in self-reported sleep duration with age-a 36-year longitudinal study of Finnish adults. BMC Public Health, 20, 1-8. https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-020-09376-z