Editora Editora Fontoura. Brasil 2008. 128 páginas.

Sobre

Este livro procura ampliar as discussões acerca da temática 'Medo no esporte', procurando responder algumas indagações, como por exemplo, se o medo é uma emoção inata, presente em toda a existencialidade da vida humana, de que forma não fazer com que atletas experimentem esta emoção no contexto esportivo. Seria possível negar a existência do medo no esporte. De que forma possibilitar aos atletas o convívio com esta emoção na prática esportiva.
As tentativas de responder estas perguntas são fruto de reflexões na passagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Motricidade, da Universidade Estadual Paulista, em Rio Claro, assim como as assíduas discussões realizadas no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte - LEPESPE, que se traduziram em dissertação de mestrado, aqui, em formato de livro.
Neste sentido, a obra que ora apresento, e agradeço a Editora Fontoura pela oportunidade, procura compreender as relações existentes entre os estados emocionais e a prática esportiva e, em especial, o medo, concebendo um outro tipo de atleta, qual seja, um indivíduo mais humanizado, portador de sentimentos e emoções que o acompanham no esporte, portanto, fazendo parte de sua história de vida.