Meio Ambiente Como Tema Transversal: Refletindo Sobre o Material Reciclado e Sua Utilização nas Aulas de Educação Física
Por Carlos Eduardo Lopes da Silva (Autor), Allan Anderson Medeiros (Autor), Maria Aparecida Dias (Autor), José Pereira de Melo (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
A educação física, alinhada às necessidades sociais e, com isso, também aos PCN's, passou a pensar não somente no desenvolvimento motor dos alunos, mas principalmente na percepção de corpo e no desenvolvimento crítico e reflexivo desses alunos. Assim, o presente trabalho buscou discutir o tema transversal Meio Ambiente e a sua inclusão nas aulas de educação física. O trabalho foi realizado com alunos do 5º período da licenciatura em Educação Física e, para o desenvolvimento da atividade, foi solicitado aos alunos que trouxessem materiais reciclados para aula. A partir disso, os alunos tiveram que criar jogos e brinquedos que pudessem ser utilizados por crianças do Ensino Infantil. Após a confecção dos brinquedos houve uma discussão abrangendo as principais dificuldades em se trabalhar com tema em sala de aula, chegando a conclusão de que a intenção não é defender uma educação física voltada exclusivamente para a formação de agentes ambientais, mas como previsto nos PCN’s, tornar as pessoas conscientes ambientalmente por meio da educação física