Resumo

Introdução: A coordenação motora está relacionada à capacidade musculoesquelética do corpo em sincronizar sob os parâmetros de trajetória e movimento. O seu realce depende de inúmeras variáveis, necessitando de adaptações em função das características do sujeito a intervir, sendo as intervenções para os sujeitos com síndrome de Down igualmente especiais. Objetivo: promover a coordenação motora em adolescentes com síndrome de Down da Fundação Virgen de la Merced. Métodos: pesquisa correlativa quase experimental, estudando 20 adolescentes com síndrome de Down (13-16 anos). O teste de Ozeretski é aplicado em dois momentos do estudo, implementando em seis meses um conjunto de exercícios para melhorar a coordenação motora. Resultados: a coordenação estática (EC) inicial obteve 4 acertos, e no pós-teste 16 acertos (p=0,001), a coordenação dinâmica das mãos obteve 3 acertos no pré-teste e 13 no pós-teste. teste (p=0,002), e a dinâmica geral da coordenação obteve 1 sucesso no pré-teste e 11 no pós-teste (p=0,002). Conclusões: evidencia-se melhora significativa da coordenação estática, coordenação dinâmica da mão e coordenação dinâmica geral em adolescentes com síndrome de Down submetidos ao processo de intervenção com exercícios físicos especializados.

Referências

Acosta, A.P., Rodríguez, A.M., y Fajardo, A. (2018). El equilibrio a través de la expresión corporal para niños de 6 a 11 años con Síndrome de Down. Olimpia: Publicación científica de la facultad de cultura física de la Universidad de Granma, 15(48), 238-248. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6399845

Barroso, G., Sánchez, B., y Calero, S. (Febrero de 2016). Metodología para el desarrollo de programas de actividad física adaptada, Parte II: Diseño y validación. Lecturas: educación física y deportes, 20(230), 1-7. https://www.efdeportes.com/efd213/programas-de-actividad-fisica-adaptada-ii.htm

Acessar