Resumo

Introdução:

A atividade física acontece por meio coordenação de vários sistemas de órgãos do corpo humano, e os exercícios físicos podem ter impacto positivo nas atividades de vários desses sistemas. Uma vez que o impacto de esportes de alta intensidade nos órgãos humanos é diferente de acordo com a temperatura do ambiente e com a intensidade do exercício, é necessário realizar observações e discussões mais detalhadas.

Objetivo:

Analisar as mudanças de forma e função do corpo, e das funções dos órgãos de alunos universitários antes e depois de atividade física de alta intensidade, através do estudo do movimento humano.

Métodos:

Pesquisa experimental sobre as características da troca gasosa em exercícios de alta intensidade com aumento gradual de carga em alunos universitários.

Resultados:

Houve diferenças estatísticas significativas na incidência de reações fisiológicas dos estudantes que passaram pela atividade de alta intensidade com aumento gradual de carga, incluindo dores abdominais, dispneia, taquicardia, náusea, tonturas, e dores musculares (p<0,05). Na presença de hipotermia havia uma queda na frequência cardíaca durante os exercícios.

Conclusão:

Exercícios de sobrecarga podem mediar funções fisiológicas eficientemente. Para melhorar a performance esportiva em ambientes de baixa temperatura é importante realizar exercícios de aquecimento para aumentar a temperatura do corpo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Acessar