Resumo

O presente artigo apresenta relatos de experiências vividas através da criação do “MemorAfro”, um jogo da memória, tendo como tema a África. As intervenções ocorreram em uma Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental, no interior de São Paulo/Brasil, através de um projeto de extensão universitária que tem como objetivo promover a educação das relações étnico-raciais por meio da valorização e reconhecimento dos saberes de povos africanos e afro-brasileiros. Entendemos que esse diálogo traz à tona a interculturalidade, buscando promover experiências que valorizem os saberes culturais significativos para a Escola, enfrentando o racismo e as discriminações que atingem particularmente os negros. O objetivo deste trabalho é relatar experiências da confecção do “MemorAfro”, oferecendo reflexões acerca de processos educativos interculturais relacionados com a história e cultura africana na educação física escolar. A criação do jogo surgiu de uma das educadoras participantes do projeto. Durante todas as aulas desenvolvidas, houve registros das experiências através de diários, que foram submetidos à análise de conteúdo, emergindo duas categorias para reflexão: A) Autonomia na busca do conhecimento e afirmação da identidade negra; B) Valorização do processo de criação, da ludicidade e da curiosidade. Os resultados advindos dos diários de campo dessa pesquisa evidenciaram que, a soma do envolvimento dos alunos nas aulas do projeto com a confecção do jogo foi significativa visto que as crianças demonstraram uma valorização maior no que diz respeito a diferentes histórias e culturas afro e afro-brasileira.

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