Resumo

Os estudos históricos que se referem ao processo de formação são sempre bem vindos, contudo, também se entende como essencial estudar as disciplinas que fazem e fizeram parte do rol curricular dos graduados. O presente artigo teve como objetivo evidenciar a trajetória histórica e a inserção da disciplina de Lutas e Artes Marciais nas Escolas de formação profissional em Educação Física no Brasil, identificando atores sociais e os locais que permitiram seu processo de institucionalização na graduação. Utilizou-se como método a técnica de pesquisa documental e análise temática. Os dados foram tratados pela análise de contexto. Concluiu-se que as Lutas e Artes Marciais estiveram presentes na constituição da Educação Física no país, entretanto, os posicionamentos ao longo do processo histórico criaram campos distintos: o campo da formação e o campo das Lutas e Artes Marciais, evidenciando que a manutenção desta disciplina no currículo se deu por um processo de reprodução. Esta realidade prejudica, sobremaneira, o posicionamento e a intervenção dos profissionais e técnicos de Lutas e Artes Marciais no mercado, sugerindo maiores discussões sobre essa profissão no Brasil.

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