Resumo

A presente pesquisa investigou memórias de professores de Educação Física de uma escola  pertencente  à  Rede  Municipal  de  Educação  de  Belo  Horizonte/Minas  Gerais.  Quanto  às  questões teórico­metodológicas, este estudo se insere em uma abordagem qualitativa, ancorada  na  História  Oral,  e busca  conhecer  as  experiências  de  cinco  docentes  da  Escola  Municipal  Professor  Pedro  Guerra  (EMPPG).  Por  meio  da  realização  de  entrevistas  individuais  semiestruturadas,  ocorridas  no  ano  de  2021,  os  sujeitos  evocaram  lembranças  e  por  esse  caminho  foram  encontradas  as  reminiscências  relativas  às  formações  profissionais,  as  trajetórias na instituição, as relações e convivências que tiveram com os demais professores,  bem como os trabalhos  realizados e seus cotidianos na escola. As narrativas dos professores  investigados remetem ao período de 1982 a 2022, permitindo observar mudanças nas práticas  pedagógicas,  nas  relações  com  os  discentes,  além  de  melhorias  nos  espaços  das  aulas  de  Educação  Física.  Como  referenciais  teóricos,  dialogamos  com  autores  que  discutem  os  conceitos  de  memória  e  experiência, e  as  suas  contribuições  foram  imprescindíveis  para  se  compreender como cada professor apresenta no tempo presente as suas experiências vividas.  Como  desdobramento  da  pesquisa, foi  organizada  uma  coleção  intitulada  Memórias  da  Educação Física da EMPPG. O material produzido, as entrevistas gravadas e suas respectivas  transcrições passaram a integrar a Coleção de História Oral (CHO) do Centro de Memória da  Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e  Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Acessar