Resumo
A presente pesquisa investigou memórias de professores de Educação Física de uma escola pertencente à Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/Minas Gerais. Quanto às questões teóricometodológicas, este estudo se insere em uma abordagem qualitativa, ancorada na História Oral, e busca conhecer as experiências de cinco docentes da Escola Municipal Professor Pedro Guerra (EMPPG). Por meio da realização de entrevistas individuais semiestruturadas, ocorridas no ano de 2021, os sujeitos evocaram lembranças e por esse caminho foram encontradas as reminiscências relativas às formações profissionais, as trajetórias na instituição, as relações e convivências que tiveram com os demais professores, bem como os trabalhos realizados e seus cotidianos na escola. As narrativas dos professores investigados remetem ao período de 1982 a 2022, permitindo observar mudanças nas práticas pedagógicas, nas relações com os discentes, além de melhorias nos espaços das aulas de Educação Física. Como referenciais teóricos, dialogamos com autores que discutem os conceitos de memória e experiência, e as suas contribuições foram imprescindíveis para se compreender como cada professor apresenta no tempo presente as suas experiências vividas. Como desdobramento da pesquisa, foi organizada uma coleção intitulada Memórias da Educação Física da EMPPG. O material produzido, as entrevistas gravadas e suas respectivas transcrições passaram a integrar a Coleção de História Oral (CHO) do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).