Resumo

Referências

ARAÚJO, A. G. Apropriações de sentidos de um grupo cultural de cantigas de roda. 2014. 203 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

BAKTHIN, M. Questões de literatura e de estética. São Paulo: Editora Hucitec, 1988 apud SALLES, C. A. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP / Annablume, 1998b.

BRAMANTE, A. C. Lazer: concepções e significados. Licere. Belo Horizonte, v.1, n.1, p. 9-17, 1998. Disponível em: http://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1552. Acesso em: 01 jun. 2019.

______. O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. 259 p.

ECKERT, C. A vida em outro ritmo. In: BARROS, M. (org.) Velhice ou terceira idade? Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000. p.169-206.

FERREIRA, M. L. Memória e velhice: do lugar da lembrança. In: BARROS, M. (org.) Velhice ou terceira idade? Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000. p. 207-222.

GIL, T. N. Meninas de Sinhá: a reinvenção da vida nas tramas do discurso musical. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

GOMES, C.; ELIZALDE, R. Horizontes latino-americanos do lazer. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. 343 p.

MENINAS DE SINHÁ. Daqui do Alto [DVD]. Belo Horizonte, 2014.

MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 80 p.

MUCIDA, A. Escrita de uma memória que não se apaga: envelhecimento e velhice. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 149 p.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde, 2005. 59 p.

OSTETO, L. Danças circulares na formação de professores: a inteireza de ser na roda. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2014. 190 p.

SALLES, C. A. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP / Annablume, 1998. 185 p.

______. Redes de criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

SOUZA, J.; CHAVES, E. O efeito do exercício de estimulação da memória em idosos saudáveis. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v.9, n.1, p.13-19, março 2005. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/reeusp/article/view/41430/45015. Acesso em: 01 jun. 2019.

TADIÉ, J.Y; TADIÉ, M. Le sens da la mémorie. Paris: Gallimard, 1999, apud SALLES, C. A. Redes de criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

Downloads

PDF

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Borges, R. de M., Brito, C. M. D. de, Barbosa, C. M., & Rezende, E. J. C. (2020). Memória e Arte na Velhice: O Caso das “Meninas de Sinhá”. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(4), 400–419. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.26880

Edição

v. 23 n. 4 (2020): dezembro

Seção

Artigos Originais

Licença

Copyright (c) 2020 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer

[Creative Commons License]
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Acessar