Memória, educação física, corpo e cultura: uma análise da produção científica em um programa de pós graduação
Por Marlon Messias Santana Cruz (Autor).
Em XIII Seminário oo CEMEF / III Encontro do gtt Memórias Da Educação Física E Esportes
Resumo
No campo de discussões da Memória enquanto base teórica e categoria de análise, pode-se encontrar diversas abordagens teóricas de acordo aos determinados momentos históricos da sociedade. Dentre essas dimensões pode-se citar a memória coletiva ou social, categoria criada por Halbwachs na qual afirma que as lembranças não podem ser analisadas efetivamente se não levar em consideração os contextos sociais como base para a reconstrução da memória (HALBWACHS, 2013). Ainda segundo Halbwachs (2013), a memória é um processo de reconstrução e deve ser analisado considerando dois aspectos, o primeiro é o fato de não se tratar de uma repetição linear dos acontecimentos no contexto atual, e o segundo é se diferenciar dos acontecimentos que podem ser localizados em um tempo ou espaço que se envolve num conjunto de relações sociais. Para o autor, a lembrança advém das relações sociais desenvolvidas no cotidiano, sendo assim, a memória individual só pode ser estabelecida a partir de memórias coletivas. A partir dessas discussões, pensou-se esta proposta analisar quais as relações teóricas existentes entre as produções acadêmicas da Memória, e as relações com a Educação Física presentes no banco de dados do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da UESB- Campus de Vitória da Conquista.