Editora Mauad. None 2002. 259 páginas.

Sobre

A afirmação de que o futebol é o principal esporte do século XX está mais do que consolidada. Não obstante todas as implicações nos campos econômicos e sociais ao longo da História, foi somente a partir das últimas décadas que os teóricos brasileiros passaram a debruçar-se sobre o tema.

E, assim como aconteceu com o futebol no dia-a-dia dos campos, o esporte vem paulatinamente conquistando grandes vitórias dentro da produção intelectual brasileira. Atualmente, historiadores, sociólogos, antropólogos e intelectuais das mais variadas áreas das Ciências Sociais ratificam as diversas possibilidades dos estudos acerca do futebol.

Transformar o esporte em um objeto central de pesquisa se fez necessário e se mostrou de grande relevância para os estudos acadêmicos, no sentido de trazer uma nova compreensão da sociedade a partir de um novo foco de pesquisa. Fazendo parte desta pequena porém significativa equipe, o TEMPO - Laboratório de Estudos do Tempo Presente, da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro vem realizando uma bela partida na produção acadêmica sobre o tema. Este segundo volume de "Memória Social dos Esportes" é a mais recente produção do TEMPO.

Os Organizadores
Francisco Carlos Teixeira da Silva é professor-titular de História Moderna e Contemporânea da UFRJ e coordenador do Laboratório de Estudos do Tempo Presente/UFRJ. É autor e organizador, entre outros, do Dicionário Crítico do Pensamento da Direita, da Enciclopédia de Guerras e Revoluções do Século XX, do Mundo Latino e Mundialização e também do primeiro volume de Memória Social dos Esportes.

Ricardo Pinto dos Santos é historiador e pesquisador do Laboratório de Estudos do Tempo Presente/UFRJ e mestrando em História pelo Programa de Pós-graduação em História Comparada do PPGHC/UFRJ. É Autor e organizador, entre outros, do primeiro volume de Memória Social dos Esportes.