Resumo

Esse artigo tem por objetivo propor uma discussão teórica, a partir de conceitos elaborados por autores como Michel Pollak, Henry Rousso, entre outros, a fim de compreender como as narrativas memorialísticas e as narrativas históricas se associam na capoeira, já que são constituídas e compartilhadas, através das canções entoadas pelos capoeiristas no Brasil contemporâneo, tomadas como fontes do nosso trabalho. Pretendemos refletir acerca da elaboração de memórias pelos capoeiristas, os quais mobilizam elementos do passado e da história da população negra brasileira, especialmente no que tange ao período da escravização, contribuindo, dessa forma, à construção da identidade negra e sua valorização, processos que são atravessados por disputas sociais e políticas, o que autores como Michel-Rolph Trouillot ajudam a elucidar. Sendo assim, abordaremos questões teóricas centrais referentes à memória e à história, buscando entender como isso se dá nessa cultura afro-brasileira, a capoeira, especialmente com suas canções do final do século XX e os primeiros anos do século XXI, o que servirá como base teórica para a pesquisa que vem sendo desenvolvida no mestrado.

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