Resumo

Este trabalho tem por objetivo resgatar memórias das atividades na natureza desenvolvidas nas aulas práticas da disciplina de Excursionismo do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas e verificar quais foram os aspectos mais significativos revelados pelos alunos a respeito dessas práticas. Para o estudo, utilizamos a narrativa e a cartografia para mapear documentos dos registros imagéticos (fotos e filmes), escritos e falados (questionários, avaliações, depoimentos), referentes a essas atividades. A partir dos depoimentos dos alunos, extraídos das respostas do questionário de avaliação da disciplina, realizamos algumas reflexões sobre as palavras e olhares dos mesmos em relação às aulas práticas. Dentre os aspectos revelados aparecem a interação das relações entre sujeito, meio ambiente natural e sua preservação; o fortalecimento das aprendizagens e conhecimento pela experiência; a potencialização das atitudes, das sensibilidades e das relações sociais; e a troca de conhecimentos através da indissociabilidade e da interdisciplinaridade como contribuições para a formação acadêmica. Concluímos o estudo assinalando a importância de as Atividades Físicas na Natureza conquistarem um espaço maior nos currículos dos cursos superiores de Educação Física, ampliando e intensificando as intervenções no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

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