Memórias, Vivências e Aprendizados: a Trajetória da Pós-graduação do CEFD/UFSM na Perspectiva de Professores

Por: Daniela de Moura Clates, Felipe Menezes Fagundes e Vagner Augusto de Oliveira Schmidt.

Memórias das Trajetórias e Desafios no Cinquentenário do CEFD/UFSM.

Send to Kindle


.Resumo

Este capítulo nos chama a uma imersão na história dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM). O PPGEDF do CEFD/UFSM passou por dois momentos no transcorrer da sua história: o descredenciamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, nas modalidades de Mestrado e Doutorado, instituídos nas décadas de 80 e 90; e a reabertura de um novo PPGEDF no ano de 2012 na área de concentração denominada Educação Física, Saúde e Sociedade.

No primeiro momento apresentamos o curso de Mestrado em Ciência do Movimento Humano que foi iniciado em 1979, uma década após a criação do curso de Educação Física no CEFD/UFSM, constituindo-se no segundo Programa de Pós-Graduação stricto sensu da área a ser instituído no país. O Doutorado na área da Educação Física foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no ano de 1994, o qual seria o primeiro deste nível de Pós-Graduação na UFSM. Após, noentanto, 23 anos de vigência do curso de Mestrado e os 8 anos do Doutorado e titular durante esse período 244 mestres e 48 doutores, o PPG em Ciência do Movimento Humano do CEFD/UFSM foi descredenciado pela Capes no ano de 2002 (Marin; Zancan, 2012) e em 2004 teve a defesa do último aluno de Doutorado.

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.