Editora Fontoura. Brasil 2010. None páginas.

Sobre

O século XXI invade a nossa vida sem pedir licença. Interatividade, comunicação global e instantânea; internet móvel, comunidades mundiais de amigos e interesses comuns; as escolas também são inundadas diariamente pelas novas tecnologias, lousas inteligentes, alunos com novas linguagens, reinventando a língua e os jeitos de se conversar. A rede mundial espalha novos modos de ser e agir a cada instante, e os alunos e alunas estão mais do que inteirados sobre o intenso e incessante movimento global.

Enquanto tudo isso acontece, olhamos para os salões de Educação Física e para as quadras de esportes, e o que vemos? Um mundo muitas vezes parado no século XIX ... meninas e meninos restritos a atividades corporais supostamente condizentes com a masculinidade hegemônica ou com a feminilidade almejada, ou até parados, proibidos de agirem ou praticarem algum esporte, com medo de serem rotulados com as piores marcas ...

Até a pobre cor rosa continua servindo para se estigmatizar as crianças do século XXI! Ou seja, ao falarmos de corporeidade e de gênero, a escola continua vivendo os parâmetros de dois séculos atrás! Mudar esse status quo, questionar os valores mais do que ultrapassados, e propor novas pedagogias para um novo tempo é mais do que necessário e urgente.

Por isso que o livro Meninas e Meninos na Educação Física é inovador e propositivo. Ele inova ao questionar, com bases teóricas e históricas, os tradicionais conceitos de gênero que envolvem a corporeidade de alunas e alunos na Educação Física; entretanto, é um livro propositivo pois não fica apenas no discurso, mas avança na área prática, e lança mão de novas pedagogias que possam dar suporte para os professores e professoras atuarem com uma dimensão libertadora.

É leitura essencial para os educadores que querem possibilitar as meninas e meninos do século XXI experienciarem sua vida com seus corpos voltados para o futuro!

Parte I. Aportes histórico-sociais

1 - A Educação Física como espaço educativo de promoção da igualdade de gênero e dos direitos humanos.
Sandra Unbehaum.

2 - A invenção do homem eugênico: enlaces entre eugenia e Educação Física nas obras de Renato Kehl (1917 - 1929).
André Luiz dos S. Silva e Silvana Vilodre Goellner.

3 - Do passado ao presente: reflexões sobre a história da Educação Física a partir das relações de gênero.
Renata Pascoti Zuzzi e Jorge Dorfman Knijnik.

Parte II. Meninas na Educação Física

4 - Mais e melhores práticas para inclusão de meninas na Educação Física escolar.
Patrício Casco.

5 - Exclusão intrassexo em turmas femininas na Educação Física escolar: quando a diferença ultrapassa a questão de gênero.
Fabiano Devide, Fabiane Rodrigues Lima, Renata Silva Batista,Felipe Saint Just Rodrigues.

6 - As meninas babam o jogo e os meninos são mandões.
Elaine Romero.

Parte III Meninos na Educação Física

7 - Chutar é preciso? Masculinidades e Educação Física escolar.
Maria Cristina Cavaleiro e Cláudia Vianna.

8 - Mapeamentos e cartografias: percepções de professores (as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educação Física.
Marcelo Moraes e Silva e Maria Rita de Assis César.

9 - Masculinidades: quando o brincar é perigoso.
Camila Tenório Cunha.

Acessar