Meninos e Meninas: a Percepção do Educador Físico Sobre as Relações de Gênero nas Aulas de Educação Física
Por Márcia Maria Alves Prado (Autor), Ana Cristina Guilhon Lôbo Ximenes (Autor), Rosane de Almeida Andrade (Autor), Francisco Rui Ferreira de Souza (Autor), Roberta Oliveira da Costa (Autor).
Resumo
Gênero refere-se ao conjunto das representações sociais e culturais construídas a partir da diferença biológica dos sexos. Enquanto o sexo diz respeito ao atributo anatômico, no conceito de gênero toma-se o desenvolvimento das noções de “masculinos” e “femininos” como construção social. A presente pesquisa teve como objetivo identificar a percepção do educador físico sobre as relações de gêneros. Conduzindo através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizou-se vinte e cinco profissionais de Educação Física, de escolas particulares de Fortaleza. Como instrumento de coleta, foi realizado um questionário composto de sete questões. Os resultados constatou-se que 96% dos professores trabalham com turmas mistas e apenas 4% tem suas turmas separadas em meninos e meninas. Com relação as atividades diferenciadas para cada Gênero, 40% dos professores responderam que ainda existe atividade diferente para Gênero, 32 % excluiram essa diferenciação e 28% marcaram que em determinadas situações ainda existe atividade exclusiva para cada sexo. Já 48% dos professores relatam que ocorrem conflitos por parte dos alunos para realizar alguma atividade que se refere ao sexo oposto, 28% fala que esses conflitos só ocorrem às vezes e 24% responderam não ocorrem conflitos. Contudo identificamos que os educadores físicos tem a consciência que o trabalho coeducativo pode minimizar esses conflitos, sendo assim tornando-o um desafio para a educação física. Assim se faz necessário ações e estudos que possibilite desenvolver atividades coeducativas para trabalhar conjuntamente essas diferenças entre os gêneros e colocá-los em um universo único, superando os conflitos e permitindo a igualdade de oportunidades para todos.