Resumo

Gênero refere-se ao conjunto das representações sociais e culturais construídas a partir da diferença biológica dos sexos. Enquanto o sexo diz respeito ao atributo anatômico, no conceito de gênero toma-se o desenvolvimento das noções de “masculinos” e “femininos” como construção social. A presente pesquisa teve como objetivo identificar a percepção do educador  físico sobre as relações de gêneros. Conduzindo através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizou-se vinte e cinco profissionais de Educação Física, de escolas particulares de Fortaleza. Como instrumento de coleta, foi realizado um questionário composto de sete questões. Os resultados constatou-se que 96% dos professores trabalham com turmas mistas e apenas 4% tem suas turmas separadas em meninos e meninas. Com relação as atividades diferenciadas para cada Gênero, 40% dos professores responderam que ainda existe atividade diferente para Gênero, 32 % excluiram essa diferenciação e 28% marcaram que em determinadas situações ainda existe atividade exclusiva para cada sexo. Já  48% dos professores relatam que ocorrem conflitos por parte dos alunos para realizar alguma atividade que se refere ao sexo oposto,  28% fala que esses conflitos só ocorrem às vezes e 24% responderam não ocorrem conflitos. Contudo identificamos que os educadores físicos tem a consciência que o trabalho coeducativo pode minimizar esses conflitos, sendo assim tornando-o um desafio para a educação física. Assim se faz necessário ações e estudos que possibilite desenvolver atividades coeducativas para trabalhar conjuntamente essas diferenças entre os gêneros e colocá-los em um universo único, superando os conflitos e permitindo a igualdade de oportunidades para todos.

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