Meninos e Meninas Apresentam Desempenho Semelhante em Habilidades Motoras Fundamentais de Locomoção e Controle de Objeto?
Por Mariele Santayana de Souza (Autor), Larissa Wagner Zanella (Autor), Paulo Felipe Ribeiro Bandeira (Autor), Amanda Corrêa Ricardo da Silva (Autor), Nadia Cristina Valentini (Autor).
Em Cinergis v. 15, n 4, 2014. Da página 186 a 190
Resumo
Objetivo: comparar as habilidades motoras fundamentais (locomoção e controle de objetos) em relação ao sexo. Método: o Test of Gross Motor Development Second Edition (TGMD-2) foi utilizado para investigar o desempenho motor de 55 meninos e 62 meninas, com idade de 6 e 7 anos da região Sul do Brasil. O Teste-t independente foi utilizado para as comparações. Resultados: meninos apresentaram escores no TGMD-2 significativamente superiores do que as meninas (p ≤ 0,001), mais especificamente com melhor desempenho nas habilidades de controle de objeto (p ≤ 0,001). Nas comparações por habilidade identificou-se a superioridade motora dos meninos nas habilidades de corrida (p = 0,024), salto horizontal (p = 0,022), rebatida (p < 0,001), chute (p < 0,001) e arremesso (p < 0,001). Meninas apresentaram melhores resultados somente na habilidade de galope (p = 0,009). Considerações finais: a superioridade de desempenho dos meninos evidência que oportunidades diferenciadas por gênero para prática motora podem estar sendo oferecidas para estas crianças. Nas práticas motoras nas escolas e ou clubes esportivos é essencial incluir todas as crianças sem distinção de gênero para promover a equidade no aprendizado de habilidades motoras.