Mensuração da Motivação dos Consumidores Esportivos em Eventos Escolares: Um Estudo de Caso dos Jogos Escolares de Minas Gerais
Por Marcelo de Castro Teixeira (Autor), Herbert Cesar de Mendonça Júnior, (Autor), Alexander Calácio Caldas (Autor), Talita Guimarães Rocha (Autor), Eryclis Eduardo Miguel Nunes (Autor), Pedro Lucas Leite Parolini (Autor), Gabriel Araujo Sulzbacher (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 2, n 1, 2017.
Resumo
O conhecimento por parte das produtoras de eventos esportivos sobre as necessidades e desejos de seus consumidores se torna uma ferramenta estratégica importante para os gestores esportivos. Grandes ligas já perceberam a importância dessas pesquisas e as fazem com frequência a fim de conhecer, de fato, o comportamento do seu consumidor. Porém, tal prática ainda é incipiente em eventos de menor expressão, como no caso dos jogos escolares. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar os fatores motivacionais que levam os consumidores a comparecer em eventos esportivos escolares. Além disso, objetivou-se traçar um perfil desse público. Para isso, aplicou-se o questionário SPEED para uma amostra de 121 espectadores na edição 2016 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Concluiu-se que, os cinco domínios avaliados no SPEED (Socialização, Performance, Estima, Entretenimento e Distração) se configuram como fatores de motivação para comparecimento em eventos escolares, uma vez que apresentaram média elevada. Dentre esses domínios, a Estima aparece como principal fator motivacional. Esses dados sugerem para os organizadores de eventos, que os consumidores são motivados por vários fatores, e que esses eventos devem satisfazer os desejos dos consumidores, que são motivados, não somente pela paixão que eles têm com seus times, mas também pela experiência que esses eventos lhes podem propiciar.