Resumo

O conhecimento por parte das produtoras de eventos esportivos sobre as necessidades  e  desejos  de  seus  consumidores  se  torna  uma  ferramenta  estratégica  importante  para  os gestores esportivos. Grandes ligas já perceberam  a importância dessas pesquisas e  as  fazem  com  frequência  a  fim  de  conhecer,  de  fato,  o  comportamento  do  seu  consumidor.  Porém,  tal  prática  ainda  é  incipiente  em  eventos  de  menor  expressão,  como no caso dos jogos escolares. Assim, o objetivo deste trabalho  foi identificar os  fatores motivacionais que levam os consumidores a comparecer em eventos  esportivos  escolares.  Além  disso,  objetivou-se  traçar  um  perfil  desse  público.  Para  isso,  aplicou-se  o  questionário  SPEED  para  uma  amostra  de  121  espectadores  na  edição 2016 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Concluiu-se que, os cinco  domínios avaliados no SPEED (Socialização, Performance, Estima, Entretenimento e  Distração) se configuram como fatores de motivação para comparecimento em  eventos escolares, uma vez que apresentaram média elevada. Dentre esses domínios, a  Estima  aparece  como  principal  fator  motivacional.  Esses  dados  sugerem  para  os  organizadores  de  eventos,  que  os  consumidores  são  motivados  por  vários  fatores,  e  que esses eventos devem satisfazer os desejos dos consumidores, que são motivados,  não somente pela paixão que eles têm com seus times,  mas também pela experiência  que esses eventos lhes podem propiciar.

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