Merchandising no Jornalismo Esportivo, Abuso e Lucro
Por Maria Cecília Alves Martinez (Autor), Francisco Welson Ximenes Lima (Autor).
Em XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
Este estudo foi realizado com a finalidade de discutir o merchandising, estratégia do mercado publicitário que está invadindo outra vertente da Comunicação Social: o Jornalismo. Para tanto, foi possível encontrar opiniões de profissionais do mercado comunicacional em livros, artigos e sites na internet e constatou-se que, apesar do uso expressivo, muitos ponderam de forma negativa a utilização dessa tendência misturada à informação. O programa Terceiro Tempo, da TV Record, nos anos 2006 e 2007, é analisado sob o ponto de vista comercial e jornalístico – já que foi a atração de mesa-redonda esportiva que melhor retratou o uso do merchandising. Entretanto, verificou que o jornalista-publicitário Milton Neves é o apresentador de TV que melhor retrata a utilização do merchandising e que o jornalismo esportivo é tratado como lucro certo e está em plano secundário.