Resumo

Em função de pesquisas survey sobre demanda potencial para atividades de aventura na região metropolitana de Maringá, foi evidenciada a carência de propostas e de iniciativas públicas para oferta dessas práticas. Visando atender parte dessa demanda potencial, em 2010 o grupo GEL (Grupo de Estudos do Lazer – na linha de pesquisa em Atividades de Aventura), em parceria com setores organizados da sociedade, abriu quatro turmas de iniciação à escalada esportiva em ambiente artificial. O projeto é gratuito e tem atendido pessoas com diferentes realidades e interesses. Visto ação e reflexão serem indissociáveis, o grupo está desenvolvendo uma bateria de testes para iniciantes e avançados. O objetivo deste trabalho é analisar os resultados de tempo obtidos em teste de explosão na subida em relação a outros dados obtidos (massa/ estatura/ idade/freqüência cardíaca/escala de Borg). O teste consiste em escalar, com proteção, a via mais difícil. A medição do tempo é iniciada ao sinal do avaliador e encerrada quando este alcança o topo da parede, com altura de 4,5 metros. O teste está sendo realizado em todos os alunos da escola de escalada em sua primeira aula. Inicia-se o teste com o aluno em repouso, sendo monitorado por um frequêncimetro e, depois de olhar para a parede de escalada e para a escala de Borg nos diz sua expectativa para a subida. A escala de Borg é numerada de 6 a 20 contendo as seguintes marcas: 6-7-8 muito fácil; 9-10 fácil; 11-12 relativamente fácil; 13-14 ligeiramente cansativo; 15-16 cansativo; 17-18 muito cansativo e; 19-20 exaustivo.

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