Metas de Realização em Educação Física e do Esporte e da Atividade Física no Lazer em Estudantes de Espanha, Costa Rica e México
Por Pilar Conesa Vílchez (Autor), Francisco Juan Ruiz (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 27, n 1, 2016. Da página 1 a 12
Resumo
O objetivo deste estudo é determinar as relações entre gênero, comportamento de prática, nível de atividade física no lazer e estágios de mudança de acordo com as orientações de meta de alunos no ensino secundário. A amostra foi composta por 2168 alunos, selecionados aleatoriamente para participar de um estudo longitudional, de Costa Rica (423), México (408) e Espanha (1337). Com 1.052 meninos, 1037 meninas e 79 de gênero desconhecido, com idades entre 11 e 16 anos (M = 12,49, DP = 0,81). Concluiu-se que as variáveis analisadas no esporte e na atividade física no tempo livre dos estudantes estão associados positivamente com maior percepção de metas de realização. Ao mesmo tempo, de acordo com a literatura, há uma previsão superior de prática. Estes dados oferece características positivas de Educação Física (PE), além disso, objectivos do PE pode ser orientada para promover a atividade física no tempo livre entre os alunos.