Resumo

Este estudo tem como objetivo propor e validar um método e medição da distância de escora ("De") e do momento de escora ("Me"), através do uso de plataformas e força para barcos tipo Catamaran. O novo método propõe a medição por dinamometria, com o posicionamento e plataformas de força abaixo de cada casco, e a mensuração das Forças de Reação do Solo (FRS). Com base as equações clássicas da estática são determinadas as variáveis "De" e "Me". Para validar o método proposto, oi utilizada a validação concorrente, através da comparação com os valores obtidos por cinemetria através o sistema "Peak Motus". Para correlação entre os dois métodos optou-se pelo coefi ciente de correlação ntraclasse (ICC). Foram analisadas diferentes posturas em duas diferentes inclinações do barco, simulando o dernamento do barco. Os resultados encontrados apontaram alta correlação (ICC > 0,99) e pequeno erro médio (1,00% ara "De" e 0,96% para "Me") entre os métodos. Com isto, o método proposto se mostrou válido e efi ciente, ois mensurou as variáveis de maneira rápida e precisa e e torna importante à medida que facilita a análise e uxilia a velejadores e técnicos na tomada de decisões.

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