Método Dinamométrico Para Avaliação da Escora em Barcos Tipo Catamaran
Por Gustavo Ricardo Schtuz (Autor), Alessandro Haupenthal (Autor), Marcel Hubert (Autor), Suzana Matheus Pereira (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 24, n 1, 2010. Da página 27 a 35
Resumo
Este estudo tem como objetivo propor e validar um método e medição da distância de escora ("De") e do momento de escora ("Me"), através do uso de plataformas e força para barcos tipo Catamaran. O novo método propõe a medição por dinamometria, com o posicionamento e plataformas de força abaixo de cada casco, e a mensuração das Forças de Reação do Solo (FRS). Com base as equações clássicas da estática são determinadas as variáveis "De" e "Me". Para validar o método proposto, oi utilizada a validação concorrente, através da comparação com os valores obtidos por cinemetria através o sistema "Peak Motus". Para correlação entre os dois métodos optou-se pelo coefi ciente de correlação ntraclasse (ICC). Foram analisadas diferentes posturas em duas diferentes inclinações do barco, simulando o dernamento do barco. Os resultados encontrados apontaram alta correlação (ICC > 0,99) e pequeno erro médio (1,00% ara "De" e 0,96% para "Me") entre os métodos. Com isto, o método proposto se mostrou válido e efi ciente, ois mensurou as variáveis de maneira rápida e precisa e e torna importante à medida que facilita a análise e uxilia a velejadores e técnicos na tomada de decisões.