Resumo

A presente pesquisa visou comparar dois grupos de sujeitos de faixas etárias distintas: um grupo de sete a oito anos e outro grupo de nove a dez anos, como também, comparar dois métodos de ensino: "parcial e partes progressivas" na aprendizagem do nado crawl.Fizeram parte desta pesquisa, 42 sujeitos de ambos os sexos, divididos em quatro grupos, cujos critérios de estabelecimento dos sujeitos foram os seguintes: faixa etária e método de ensino utilizados. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento de avaliação, construído pela autora da presente pesquisa, cuja fidedignidade foi verificada e considerada satisfatória. Três juízes especialistas em natação avaliaram o desempenho dos sujeitos através daquele instrumento.Os grupos de sujeitos foram comparados com as provas estatísticas não paramétricas: Prova de Kruskal-Wallis e Prova U de Mann-Whitney, ao nível de significância de 0,05.Não foram encontradas diferenças significantes em relação às faixas etárias, e nem em relação aos métodos de ensino. Apesar disso, observou-se algumas tendências como: os sujeitos mais novos tenderam a aprender mais que os sujeitos mais velhos; o método parcial tendeu a ser mais adequado para os sujeitos de maior idade, enquanto que os sujeitos mais jovens apresentaram uma maior tendência concernente ao método das partes progressivas.Uma possível hipótese para explicar as tendências encontradas é que, como os sujeitos mais velhos tiveram um desempenho maior avaliado no pré-teste do que os sujeitos mais jovens, teriam, portanto, mais do que o outro grupo que reaprender alguns desempenhos motores.Novos estudos devem ser feitos para confirmar ou não os resultados da presente pesquisa.

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