Resumo

após a segunda guerra a prática de natação e de outras modalidades esportivas para indivíduos com deficiência começa a ser estimulada. A partir disso, vários métodos para o ensino da natação começam a ser estudados, dentre eles o Método Halliwick, com um programa de 10 pontos. Este estudo se propôs a aplicar e avaliar o método em um aluno com sequelas motoras e neurológicas da síndrome De Vivo, conhecida também como síndrome de deficiência de Glut 1 e apontar os benefícios do método na natação. Participou deste estudo um aluno de 16 anos do sexo masculino, sem experiências anteriores no meio aquático, com sequelas que afetaram suas condições físicas e cognitivas, em um grau de comprometimento leve decorrente das sequelas ocasionadas pela síndrome, aplicou-se uma avaliação pré e pós-intervenção, totalizando 3 meses de atividades desenvolvidas no método observando a sua evolução, quanto ao nível de autonomia
na água. Na avaliação pré-intervenção, o aluno se mostrou confortável na água, mas mostrou algumas dificuldades, já na avaliação pós-intervenção, o aluno apresentou bom desempenho em todos os pontos. Conclusão: Neste estudo os dados mostram uma melhora em relação ao nível de autonomia do aluno, lhe trazendo aspectos antes nunca descobertos no meio aquático com a natação adaptada ao Método Halliwick.

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