Resumo
O presente estudo objetivou verificar a influência da aplicação de jogos situacionais, sobre os níveis de Conhecimento Tático Processual (CTP) em escolares na modalidade de handebol. A amostra foi constituída por 35 sujeitos de ambos os sexos na faixa etária entre 10-12 anos, pertencentes a duas turmas de quinta-série do ensino Fundamental, que foram submetidos a métodos de ensino diferentes. Para o processo de categorização e classificação dos métodos de ensino foram filmadas 18 aulas e utilizado o protocolo de Stefanello (1999). Para a avaliação do CTP foi utilizado o teste KORA (avaliação orientada através do conceito), desenvolvido por Memmert (2002), segundo os parâmetros táticos oferecer-se orientar-se (OO) e reconhecer espaços (RE). Os resultados confirmaram que no grupo 1 foi utilizado o método situacional e no grupo 2 o método misto (analítico + global). O cálculo do qui-quadrado (X²), determinou diferenças siignificativas nos dois grupos, nos parâmetros tarefas (aquisição da técnica X² = 32,67 (p‹0,05), fixação e diversificação da técnica X² = 10,89 (p‹0,05), aplicação da técnica X² = 25,0 (p‹0,05) e competição X² = 38,9 (p‹0,05) ) e condições da tarefa (fundamento individual X² = 36,0 (p‹0,05), combinação de fundamentos X² = 19,89 (p‹0,05), complexo de jogo I X² = 12,0 (p‹0,05) e jogo X² = 28,0 (p‹0,05). Confirmou-se no nível de conhecimento tático processual que o método situacional oportunizou uma melhoria em todos parâmetros analisados, no OO convergente (p=0,04), no OO divergente (p=0,01), no RE convergente (p=0,01) e no RE divergente (p=0,07). No método misto (analítico+global), verificou-se uma diminuição nos escores em todos os parâmetros, no OO convergente (p=0,02), no OO divergente (p=0,20), no RE convergente (p=0,001) e no RE divergente (p=0,001). Portanto, conclui-se que o método de ensino centrado nas capacidades táticas é eficiente para estimular o desenvolvimento do conhecimento tático processual.