Metodologia Analítica e Interacionista: Contribuições Para o Referencial Técnico-tático do Goalball
Por Alessandro Tosim (Autor), Leopoldo Katsuki Hirama (Autor), Altemir Trapp (Autor), João Paulo Borin (Autor), Paulo César Montagner (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: O goalball é um esporte paralímpico coletivo, criado para pessoas com deficiência visual. Atualmente, no Brasil existem mais de 70 equipes, sendo neste contexto, fundamental desenvolver metodologias de treinamento para potencializar atletas e equipes. Destaca-se neste cenário a pedagogia do esporte, que investiga a teoria e prática dos procedimentos pedagógicos nos processos de ensino-aprendizagem, especialização e treinamento esportivo. Objetivo: Descrever sobre as metodologias utilizadas nos treinamentos técnico-tático de equipes competitivas adultas praticantes de goalball. Método: O presente estudo caracteriza-se como relato de experiência utilizando o método observacional em treinos de equipes do estado de São Paulo. Resultados: Atualmente, as propostas interacionistas vem ganhando espaço nas estratégias didáticas utilizadas especialmente nos esportes coletivos por meio do tático global funcional