Resumo

Introdução: Autonomia, imperativo do ser humano de assumir com responsabilidade social e consciência, a sua própria aprendizagem (Holec, 1981); tornou-se um desafio para a educação atingir um alto grau ou nível de autonomia nos alunos, não só na aprendizagem, mas também na aquisição de línguas e na utilização de tecnologias. Objetivo: Demonstrar que a metodologia baseada no método de projeto desenvolve autonomia na aprendizagem do inglês em alunos da carreira de Língua Inglesa. Métodos: Foi desenvolvido sob abordagem quantitativa; de acordo com sua finalidade; é aplicado, desenho pré-experimental; tipo descritivo e explicativo. Para a coleta de dados, foi utilizado como instrumento um questionário com 30 questões, aplicado a uma amostra de 48 alunos; através da pesquisa como uma técnica. Resultados: Diferenças relevantes e significativas foram refletidas nos resultados antes e depois da aplicação do experimento, resultando em um sig. = 0,000 <0,05; então o H0 foi rejeitado, e o Hi foi aceito. Conclusões: Demonstra-se que a metodologia baseada no método de projetos (MDP) não só desenvolve significativamente a autonomia na aprendizagem do Inglês (AAI), mas também desenvolve dimensões, níveis, treinamento atitudinal contextualizado e implicações didáticas; conseqüentemente, os alunos se formarão com alto desenvolvimento em sua autonomia, no auge das demandas do modelo profissional do século XXI, independente em sua aprendizagem.

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