Metodologia Baseada no Método de Projeto Para Desenvolver a Autonomia na Aprendizagem do Inglês
Por Lizmary Feriz Otaño (Autor), Cesar Balladares Atoche (Autor), Jacqueline Elizabeth López López (Autor), Xavier Oswaldo Viteri Guevara (Autor), Johnny Segundo Campoverde López (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 284, 2022.
Resumo
Introdução: Autonomia, imperativo do ser humano de assumir com responsabilidade social e consciência, a sua própria aprendizagem (Holec, 1981); tornou-se um desafio para a educação atingir um alto grau ou nível de autonomia nos alunos, não só na aprendizagem, mas também na aquisição de línguas e na utilização de tecnologias. Objetivo: Demonstrar que a metodologia baseada no método de projeto desenvolve autonomia na aprendizagem do inglês em alunos da carreira de Língua Inglesa. Métodos: Foi desenvolvido sob abordagem quantitativa; de acordo com sua finalidade; é aplicado, desenho pré-experimental; tipo descritivo e explicativo. Para a coleta de dados, foi utilizado como instrumento um questionário com 30 questões, aplicado a uma amostra de 48 alunos; através da pesquisa como uma técnica. Resultados: Diferenças relevantes e significativas foram refletidas nos resultados antes e depois da aplicação do experimento, resultando em um sig. = 0,000 <0,05; então o H0 foi rejeitado, e o Hi foi aceito. Conclusões: Demonstra-se que a metodologia baseada no método de projetos (MDP) não só desenvolve significativamente a autonomia na aprendizagem do Inglês (AAI), mas também desenvolve dimensões, níveis, treinamento atitudinal contextualizado e implicações didáticas; conseqüentemente, os alunos se formarão com alto desenvolvimento em sua autonomia, no auge das demandas do modelo profissional do século XXI, independente em sua aprendizagem.