Resumo

O processo de ensino-aprendizagem em Inglês como língua estrangeira necessita de melhorias e este estudo pretende abordar a eficácia do CLIL no contexto educativo. O objetivo principal é recolher informação bibliográfica relevante para verificar se a utilização da metodologia CLIL pode ter um impacto positivo nas competências produtivas de jovens estudantes de Inglês como língua estrangeira. Para tal, é necessário um exame aprofundado de estudos anteriores, informação de base, as vantagens da metodologia CLIL e o seu potencial contributo para a melhoria das competências de comunicação oral e escrita. Vale a pena notar que há uma escassez de literatura e pesquisas relevantes sobre este tema específico em alguns países da América do Sul, ao contrário de outros países. Além disso, a presente pesquisa envolveu a coleta e análise de estudos existentes, o que confere credibilidade aos resultados.

Referencias

Acosta Coronel, B. (2020). Mixed-ability CLIL classes [Trabajo de Fin de Máster. Departamento de Filología Inglesa, Universidad de Jaén]. https://hdl.handle.net/10953.1/13074

Aguirre Alarcón, C.A. (2022). CLIL approach for the development of listening skills [Master's Thesis. Pontificia Universidad Católica del Ecuador]. https://repositorio.pucesa.edu.ec/handle/123456789/3532

Agustín-Llach, M.P., & Canga Alonso, A. (2016). Vocabulary growth in young CLIL and traditional EFL learners: evidence from research and implications for education. International Journal of Applied Linguistics, 26(2), 211-227. https://doi.org/10.1111/ijal.12090

Aladini, A., & Jalambo, M. (2021). Dramatizing the CLIL to Promote Learners' Speaking Skills and Their Self-efficacy. Universal Journal of Educational Research, 9(1), 37-52. https://doi.org/10.13189/ujer.2021.090105

Argudo, J., Abad, M., Fajardo-Dack, T., & Cabrera, P. (2018). Analyzing a Pre-Service EFL Program through the Lenses of the CLIL Approach at the University of Cuenca-Ecuador. Latin American Journal of Content and Language Integrated Learning, 11(1), 65-86. https://doi.org/10.5294/laclil.2018.11.1.4

 

Acessar