Resumo

Todo professor de Educação Física deve ter claro que o modo como conduz o processo educativo diz muito sobre suas concepções de mundo, sociedade, estudante, Educação Física e quando se trata da concepção de escola destaca-se seu entendimento sobre sua função na Educação, afinal: o professor tem a intenção de contribuir para a formação de que tipo de estudante? Pensando nisso de que modo no seu agir cotidiano ele relaciona o “para que ensinar” e o “como ensinar”? Assim temos como problema de pesquisa: quais as possibilidades de implementação da metodologia da problematização com o Arco de Charlez Maguerez como orientador dos procedimentos didáticos-pedagógicos para o processo ensino e aprendizagem em aulas de Educação Física? Esta metodologia de ensino tem como concepção a educação problematizadora, apoiada na ideia de que o professor deve adotar a postura mediadora provocando e possibilitando a formação do estudante que adota uma postura ativa, reflexiva, crítica, criativa e responsável, visando a transformação da realidade. Para tanto, essa metodologia se desenvolve a partir das 5 etapas do método do arco, à saber: observação da realidade; levantamento dos pontos- chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade. Isto posto, para respondermos o problema da pesquisa trouxemos como objetivo geral: identificar possibilidades de implementação da metodologia da problematização com o Arco de Charlez Maguerez como orientadora dos procedimentos didáticos-pedagógicos para o processo de ensino e aprendizagem em aulas de Educação Física. E, especificamente: analisar a atuação do professor no estudo da metodologia e no uso de seu método; verificar a opinião dos estudantes a respeito do método utilizado; identificar as dificuldades e potencialidades encontradas na aplicação da metodologia da problematização nas aulas de Educação Física. A partir da realização de uma pesquisa do tipo etnográfica no cotidiano escolar, tendo inicialmente como lócus de pesquisa as aulas de Educação Física para turma do 6º ano da EMEB Professor Hélio de Souza Vieira em Cuiabá. Como instrumento de coleta de dados utilizamos: a observação participante, o questionário, a análise de documentos e a entrevista. A partir da análise de dados foi possível verificar que no que diz respeito a atuação da professora percebeu-se que buscou de fato implementar a metodologia, uma vez que planejou e desenvolveu aulas seguindo o método do arco. Sobre a opinião dos alunos acerca do método utilizado, eles reconheceram tanto as etapas do método quanto os princípios da metodologia (participação ativa, autonomia, reflexão, problematização, etc), fazendo considerações positivas acerca do método como também sugerindo adaptações. No que se refere as dificuldades na utilização da metodologia da problematização nas aulas de Educação Física, percebeu-se que as condições objetivas de trabalho, a cultura escolar e sua relação com a disciplina afetam o desenvolvimento da proposta de implementar um tipo de metodologia ativa. Em relação a potencialidade verificou-se que através da implementação da Metodologia da Problematização foi possível desenvolver a participação ativa dos alunos nas aulas. Por fim, consideramos que com essa investigação, foi possível reconhecer caminhos para implementação da Metodologia da Problematização nas aulas de Educação Física e reconhecer que por meio dela pode se desenvolver mais do que conhecimentos sobre os objetos de conhecimento particulares a Educação Física, mas também tornar-se possível desenvolver princípios essenciais para a vida em sociedade como diálogo, autonomia, reflexão, trabalho em grupo, dentre outros

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