Metodologia do Ensino da Dança: Intercâmbio de Saberes com Estudantes de Ensino Médio do IFTO
Por Kemily Borges Tranqueira de Lima (Autor), Rebeca Santos Rodrigues (Autor), Carlos Eduardo Santos de Sousa Andrade (Autor), Denise Aquino Alves Martins (Autor), Khellen Cristina Pires Correia Soares (Autor), Alex Gomes Carrasco (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Entendemos que a dança é uma linguagem, que para além de permear o processo de produção do conhecimento e a inserção da práxis social, prioriza também os resultados dele advindos, remetendo-os a momentos preciosos, capazes de despertar a consciência crítica de quem os vivenciam. (Gariba 2007, p. 159). Segundo Oliveira (2001, p. 14) uma das atividades físicas mais significativas para o homem antigo foi a dança. Tinha características lúdicas e ritualísticas, nas quais ocorriam manifestações de alegria pela caça e pesca ou dramatizações pelos nascimentos e funerais. (Gariba 2007, p. 156). Nesse sentido, conjunturamos especificamente a experiência através desse olhar de ofertar alternativas corporais, com alunos do ensino médio, na faixa etária de 14 à 15 anos, através de uma proposta elaborada pelos professores do curso de Licenciatura em Educação Física e professores da disciplina de Espanhol, do ensino médio, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins(IFTO)1, Campus Palmas, para acompanharmos a criação, escolha e desenvolvimento de coreografias que representassem um país latino, a República Dominicana.